A cirurgia robótica é um dos grandes avanços tecnológicos que revolucionou o tratamento oncológico. Para discutir o que há de mais novo no uso das plataformas robóticas – técnica mais recorrida em casos de tumores do trato geniturinário – acontecerá o III Simpósio Nacional de Uro-oncologia e Cirurgia Robótica, em 04 de maio, em Recife, organizado pela Oncologia D’Or.
- Recife foi o local escolhido para receber a terceira edição do evento, pois estamos celebrando o segundo ano do programa de cirurgia robótica da Rede D’Or São Luiz no estado. Neste período, já alcançamos a marca expressiva de 400 cirurgias com a técnica, sendo que 80% estão relacionadas ao tratamento de tumores do trato geniturinário – explica Rodrigo Frota, médico urologista e Coordenador do Programa de Urologia Robótica Rede D’Or São Luiz/RJ.
O Simpósio, coordenado pelos especialistas Daniel Herchenhorn, Rodrigo Frota e Candice Lima, reunirá os profissionais mais qualificados do país para discussão de temas como imunoterapia em tumores de bexiga, câncer de próstata avançado e metastático, câncer de rim, além de discussões de casos clínicos destacando os principais benefícios para os pacientes.
- O sucesso desta tecnologia permite que a intervenção seja cada vez menos invasiva, otimizando a recuperação do paciente após o procedimento. São inúmeros benefícios como a redução do tempo de hospitalização, recuperação e retorno mais rápido às atividades normais, redução de dor e complicações no período pós-operatório – destaca Candice Lima, oncologista da NEOH, clínica da Oncologia D’Or, em Recife.
Eventos como esse são fundamentais para a apresentação de técnicas que otimizam a conduta oncológica relacionadas ao tratamento desses tipos de cânceres.