TPL_OFFCANVAS_EMPTY_ERROR

Cirurgia Robótica - Informações

Cirurgia Robótica

Cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô é um procedimento cirúrgico onde o médico opera através de um console tipo joystick. Este tipo de cirurgia foi desenvolvido tanto para melhorar a capacidade dos cirurgiões realizando cirurgias abertas, quanto para minimizar o impacto em cirurgias minimamente invasivas. Nos Estados Unidos, no final de 2011, havia cerca de mil robôs cirúrgicos em atividade.
Hoje no Brasil existem dois no Rio de Janeiro, e 4 em São Paulo (nos hospitais Nove de Julho , Albert Einstein, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz).

Hoje em dia com a plataforma DaVinci Si - o equipamento robótico da Intuitive Surgical estudos em telemedicina já se encontram em fase avançada o que possibilitará em breve a realização de procedimentos cirúrgicos a distância com alguém mexendo no robô in loco
Cerca de 80% das cirurgias robóticas são feitas por doenças ligadas à urologia e 20% pelo restante das demais especialidades médicas. A plataforma foi desenvolvida para cirurgia cardíaca para o procedimento de troca valvular, porém teve seu uso estendido à diversos outros casos cirúrgicos, a partir da urologia, através da prostatectomia radical. Vale ressaltar que hoje em dia, em mãos de cirurgiões habilitados e experientes, quase todas as cirurgias urológicas podem ser realizadas pela técnica robótica. Usando o Sistema Cirúrgico Da Vinci para uma cirurgia de Prostatectomia Radical ( tratamento do Câncer de Próstata), por exemplo, são feitas seis incisões (de 0,5 cm a 1,0 cm) no abdômen do paciente que permitem a inserção de hastes de aço inoxidável. As hastes são mantidas no local por quatro braços robóticos. Uma das hastes é equipada com uma câmera, ao passo que as outras três são equipadas com instrumentos cirúrgicos capazes de dissecar e suturar tecidos. Ao contrário da cirurgia convencional, esses instrumentos não são tocados diretamente pelas mãos do médico. Há poucos metros da mesa de operação, no console de controle, o cirurgião olha no visor para examinar as imagens em 3D, enviadas pela câmera no interior da paciente. As imagens em 3D, mostram o local da cirurgia e os instrumentos cirúrgicos instalados nas extremidades das hastes. Controles similares a joysticks localizados logo abaixo da tela são usados pelo cirurgião para manipular os instrumentos cirúrgicos. Cada vez que um dos joysticks é movido, o computador envia um sinal eletrônico para um dos instrumentos, que é movimentado em sincronia com os movimentos das mãos do cirurgião.

Consultórios


Ipanema
Av. Visconde de Pirajá, nº 550, sala 2107
Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3045-2918

Botafogo
Rua Sorocaba, nº 464 Sala 408
Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2537-8489 | 2537-8521

Dr. Rodrigo Frota CRM-RJ: 52.71153-5


  Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da Rede D´Or São Luiz
  Proctor (Instrutor de Cirurgia Robótica em Urologia) no Rio de Janeiro e Recife
  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
  Membro internacional da Associação Americana de Urologia
  Membro da Sociedade Mundial de Endourologia
  Especialista em Urologia Oncologica pelo INCa
  Fellow em Laparoscopia e Cirurgia Robótica - Clevelend Clinc
  Responsável Técnico da Rodrigo Frota Clínica Urológica
  Preceptor do Programa de Residência Médica em Urologia do Hospital Geral de Bonsucesso
  Médico Urologista do Setor de Laparoscopia do Serviço de Urologia do Hospital Geral de Bonsucesso